sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Entrevista com a banda Mr.Ego

Natural da cidade de Monte Azul Paulista, interior de São Paulo, a banda Mr.Ego foi formada em 1995 pelos irmãos Julio Vieira (vocal) e Paulo André (baixo). Contando com diversos singles e dois álbuns full, a banda vem acumulando experiência, ganhando cada vez mais espaço ao longo dos anos e obtendo ótimas críticas nos principais sites e revistas especializadas, não só no Brasil, como também em países como Argentina, Estados Unidos, Alemanha, França, Chile, Itália e muitos outros. Contanto com Júlio Vieira (voz), Iuri Nogueira (guitarra), Igor Nogueira (teclados), P.A Vieira (baixo) e Alexandre Zanetti (bateria), atualmente a banda encontra-se em divulgação do ótimo álbum “Mythology” lançado no inicio de 2009 pela Free Mind Media. Hoje eu falo com o baixista PA Vieira, que concedeu esta entrevista exclusiva ao The Mind’s Eye!


TME: Apesar de ser uma das perguntas mais manjadas e chatas de serem respondidas, é inevitável não fazê-la. Então, para deixar os leitores que ainda não conhecem bem a história da banda a par de tudo, nos diga: como surgiu a banda, quais foram as principais influências e o porquê do nome “Mr. Ego”. Alguma referencia a música do Helloween?

PA: A banda surgiu em 1995. Eu tive a idéia de montar e falei com meu irmão ( Júlio – Vocalista ) e ele topou na hora. O nome sim tem relação com a música do Helloween.
O cd Master Of The Rings havia acabado de sair, e queríamos um nome curto e fácil de lembrar. E sempre brincávamos entre nós: “A música ficou legal, porque a letra é minha”; e outro falava: “Não é boa porque a melodia é minha”. Então decidimos por esse nome.

TME: Sabe-se que a banda, inicialmente, tinha uma proposta musical mais voltada para o Hard Rock. Hoje em dia a banda segue mais voltada para o metal melódico e progressivo, influência ainda mais acentuada no álbum “Mythology”. Que fatores contribuíram mais para que a banda seguisse este direcionamento?

PA: Realmente, mas isso era por causa dos ex-integrantes. Sempre ouvimos todos da banda, e, conforme foram mudando, as influências também foram. Mas o som que realmente gostamos é o atual.
O Mythology já está mais na linha do prog, devido ao Iuri (guitarrista). Ele que fez todas as músicas e é um grande fã de Dream Treather e bandas desse tipo, então acabou saindo assim naturalmente.

TME: Como funciona o processo de composição de vocês? Há alguém especifico na banda responsável por compor as melodias, letras, etc. ou todos participam igualmente?

PA: Normalmente as músicas são feitas pelo Iuri, mas vamos mexendo. As melodias são mais com meu irmão e as letras todos fazem. Somos uma banda democrática. Nada é imposto e todos podem e devem opinar.

TME: Sabemos que hoje em dia, devido à popularização dos downloads e o compartilhamento de dados na internet, a indústria fonográfica enfrenta uma crise que parece não ter fim. Qual a opinião da banda em relação a isso e como vocês fazem pra lidar com esta situação?

PA: Infelizmente parece ser um caminho sem volta. A net ajuda na divulgação, mas por outro lado, atrapalha as gravadoras que estão quebrando e com isso deixando de investir em novas bandas, e os custos de gravação e lançamento de um cd é bem alto. Hoje em dia onde vendemos mais CDs são nos shows, direto com a banda.

TME: Agora gostaria de saber um pouco mais sobre o ultimo lançamento da banda até o momento, o álbum Mythology, que foi tão bem comentado pela crítica especializada. Gostaria de saber como foi todo o processo, como surgiu essa idéia de falar da mitologia grega?

PA: Está sendo muito bem aceito, recebemos só elogios até agora. Levamos mais de 1 ano desde o início das pesquisas, composição e gravação. Sempre gostei de Mitologia Grega e tinha essa idéia fazia um tempo e decidimos fazer. No início pensei em fazer um cd duplo, mas os custos seriam bem maiores, então optamos por um cd simples com os principais deuses. As músicas estão em uma ordem cronológica, tem ligações entre elas, foi bem trabalhoso, mas gostamos do resultado final, e esperamos que todos também tenham gostado.

TME: Ainda falando do Mythology, como tem sido a aceitação do público em geral?

PA: Muito bem aceito. Só elogios até agora. Ainda bem né?! hehe

TME: Apesar de vocês ainda estarem em processo de divulgação do Mythology, há planos para mais um álbum? Há algo que possa nos adiantar?

PA: Já estamos começando a compor o novo cd. Já temos algumas coisas em andamento. Ainda é cedo para dizer algo, mas deve vir na mesma linha do Mythology, só um pouco mais trabalhado, mais prog.

TME: Finalizando, eu gostaria de saber quais os planos da banda pra 2011?

PA: Continuar com a Mythology Tour, tocar no maior número de cidades possíveis e começar de fato a composição do novo cd.

TME: Gostaria de agradecer pela entrevista e deixo o espaço para suas considerações finais.

PA: Muito obrigado pelo espaço e gostaria de agradecer todos os fãs baianos que sempre nos deram força e pedem nosso show em Salvador. Espero que em breve, muito breve possamos fazer esse show. Com certeza será um imenso prazer para nós,encontrar todos.
Nos vemos na estrada !!!! Forte abraço á todos!!!!!


Links:

Myspace
  
Site

Link da comunidade Oficial no Orkut.

2 comentários:

  1. Muito boa a entrevista, eu não conhecia a Mr Ego, mas depois dessa entrevista... rs


    Julio, continue assim e que venham boas materias por ai!

    ResponderExcluir
  2. fique a vontade.. dá uma sacada nos links que tem tudo! ^^

    ResponderExcluir