segunda-feira, 22 de agosto de 2011

TME Entrevista: Desecrated Sphere

Que o Brasil é celeiro de grandes promessas do metal extremo, isso já não é novidade. Porém, nos ultimos anos, temos presenciado um grande "boom" no cenário nacional e um crescimento exponencial com bandas de qualidade inegável. Neste patamar encontra-se a Desecrated Sphere, banda de Death Metal com tendencias do Brutal e Technical Death Metal de Mogi Guaçu, interior de São Paulo.
Formada oficialmente em Janeiro de 2011 por Rodolfo Bassani (bateria), Renato Sgarbi (vocais), Gustavo Lozano (guitarra) e José “Motor” Mantovani (baixo), a banda nos traz um Death Metal recheado, por assim dizer, e influenciado por uma gama de estilos musicais, criando assim, sua própria identidade. A banda vem chamando bastante atenção tanto do público headbanger quanto da midia especializada depois do lançamento do debut The Unmasking Reality e do primeiro vídeo clip para a faixa "Gospel Is Dead". Hoje batemos um papo com os integrantes da banda falando sobre esses e muitos outros assuntos. Confiram!

TME: Primeiramente, gostaria de parabenizar pelo excelente trabalho que a banda vem realizando em tão pouco tempo, realmente impressionante.



José “Motor” Mantovani: Obrigado Julio, é um prazer estar falando com vocês do blog The Mind’s Eye. Já tínhamos este projeto em mente há tempos e o Desecrated Sphere é o resultado deste contínuo trabalho.

TME: Tendo como base que a banda tomou forma apenas este ano, gostaria que nos contassem um pouco desse processo.

Renato Sgarbi: Bom, o projeto começou quando estávamos no Collapse NR, e, tendo em vista as mudanças musicais e líricas, a latente evolução e o fato de que não havia mais nenhum integrante original na formação, lapidamos as músicas e optamos por novo começo, que se concretizou com o álbum The Unmasking Reality. E gostaríamos de anunciar aqui em primeira mão a entrada de um novo integrante, Saulo Benedetti, que assume as baquetas no lugar do Rodolfo Bassani.

Primeira formação
TME: Andei lendo algumas resenhas e pude observar que a banda vem sendo muito bem aceita, e já considerada uma grande promessa do Death Metal brazuca.
Como vocês encaram tudo isso? Vocês esperavam que tivessem uma resposta tão rápida do publico e crítica?

Gustavo Lozano: Estamos bem contentes com a resposta do público e da mídia, mas encaramos com profissionalismo, sempre reconhecendo o que podemos aperfeiçoar em nosso trabalho. Essas críticas nos encorajam a buscar sempre evoluir.

TME: Apesar da banda se considerada puramente Death Metal por alguns, percebe-se uma gama de influencias. As que mais sobressaem no conjunto da obra são o Brutal Death e o Technical, como o praticado por bandas como Decapitated antigo, Vital Remains, Cannibal Corpse, entre outros. Gostariamos que nos dissessem quais são as principais influencias da banda.

Renato: Como vocalista de Death Metal minhas maiores influências são George Fisher, Sauron, Tommy Dahlström, também tenho referências de outros estilos dentro e fora do Metal que não julguei necessário utilizá-las no debut.

Gustavo: Então, minhas influências são muito variadas, desde música clássica, Blues, bandas clássicas como Black Sabbath, até o Technical Death Metal. Obviamente o Death Metal é o principal foco no momento das composições.

José: Costumo absorver referências musicais daquilo que estou ouvindo em um determinado momento e que me chama a atenção, seja pela rítmica, melodia, harmonia ou técnica. Como todos no Desecrated, também tenho muito apreço por variados estilos musicais mas as principais influências provém do Metal extremo.

Saulo: As minhas principais influências provêm de diversos estilos diferentes, predominantemente o Metal extremo, alguns bateras como Derek Roddy, Vitek Wiltold, Chris Adler, Mario Duplantier, Kevin Lane, Jon Rice e etc. assim como bateras do Rock Progressivo dos anos 70/80.

TME: Apesar do pouco tempo de existência, vocês já lançaram o excelente álbum full The Unmasking Reality de maneira independente. Já existe algum contato ou planos de lançar esse material por algum selo? O que vocês podem nos adiantar?

The Unmasking Reality
José: No momento estamos distribuindo o álbum de forma independente através de trocas e encomendas, e trabalhamos com o selo Norte-Americano DigMetalWorld para distribuição digital. Qualquer novidade quanto à distribuição divulgaremos através de nossos canais oficiais.

TME: Ainda falando de The Unmasking Reality, eu soube que as músicas já vinham sendo compostas e gravadas antes mesmo da banda existir de fato.

Renato: Como dito anteriormente, tudo aconteceu através da nossa evolução musical, que ocasionou mudanças. Estávamos em estúdio com as músicas praticamente prontas quando nos demos conta das dimensões que o projeto alcançou.

José: Estávamos com um resultado final muito mais completo e complexo do que imaginamos anteriormente. Nos sentimos na posição de iniciar um novo planejamento, mais audacioso, focado neste trabalho que estava sendo feito, trazendo à tona todos nossos conceitos.

Renato: Isso tudo foi concebido dada a necessidade de uma integração entre conceito, música, letras, e profissionalismo que a outra banda já não comportava.

TME: É verdade que a banda está se preparando pra uma Tour pela Europa? Falem-nos um pouco disso.

Gustavo: Nosso projeto foi desenvolvido tendo como base levar nossa música e idéias a todos os cantos do mundo, e estamos organizando uma tour européia no mês de novembro deste ano, com a banda Suíça Requiem.

TME: Além disso, quais os próximos passos da banda pra esse segundo semestre em diante?

José: Estaremos no X Araraquara Rock no sábado dia 8 de Outubro. Além deste festival, e da tour européia, estamos agendando shows no Brasil para dar continuidade à divulgação do nosso debut.


TME: Bem... agradecemos pela atenção e o espaço é todo de vocês.

Saulo: O Desecrated Sphere agradece o espaço e oportunidade de divulgarmos nosso trabalho e idéias, e aproveitando, gostaria de deixar  nosso contato aos interessados em adquirir nosso material, shows, e afins: desecratedsphere@hotmail.com. E confiram nosso videoclipe oficial da faixa Gospel is Dead no nosso canal do Youtube: HTTP://www.youtube.com/desecratedspherebr

Todos: Queremos agradecer aos fãs que têm nos surpreendido diariamente com suas mensagens, admiração e reações positivas, dando suporte a nós. Sabemos como é difícil conquistar o público em uma cena tão competitiva e nos sentimos lisonjeados em receber toda esta atenção, muito obrigado e nos vemos na estrada!

Gospel Is Dead official video

Nenhum comentário:

Postar um comentário