quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Oscar 2012: Bahia x Hollywood

No ultimo dia 26 do mês corrente, aconteceu a maior premiação do cinema mundial: A entrega do Oscar. Este ano tivemos a grata surpresa de ter um representante tupiniquin entre os indicados, o longa "Rio" do diretor Carlos Saldanha, já conhecido pelo seu trabalho em "A Era do Gelo".


"Rio" conta a história de uma arara azul que deixa o conforto de sua gaiola, no interior do Estado do Minnesota, e vai parar no Rio de Janeiro (já era de se imaginar). O filme de Carlos Saldanha que faz questão de estereotipar a nossa cultura mais do que já é aos olhos dos "gringos", apresenta uma visão absurdamente caricata do Brasil e dos brasileiros, chegando ao ponto de mostrar seguranças fortões escondendo roupinhas brilhantes por baixo de seus uniformes, apenas esperando a hora de "cair no samba". Não irei me aprofundar mais nos comentários acerca da obra pois o meu intuíto aqui não é fazer uma crítica detalhada sobre a mesma e sim falar da indicação.
Pois bem... "Rio" foi indicado à categoria de Melhor Canção Original, concorrendo com outro filme voltado ao público infantil: Os Muppets (da Disney, só pra constar)
Como era de se esperar (ao menos por mim), a música-tema "Real In Rio" Composta por Sergio Mendes, John Powell, Mikael Mutti, Siedah Garrett e meu conterrâneo, o "cacique" (?), Carlinhos Brown, não levou a estatueta.
Por razões óbvias (ou não) era de se esperar que o nosso representante jamais levaria o Oscar concorrendo contra os Muppets, por melhor que seja a canção no primeiro caso.
Abaixo segue o cartaz do nosso algoz com uma legenda sugestiva que fará vocês entenderem parcialmente porque não levamos a estatueta... =P


Nenhum comentário:

Postar um comentário