quinta-feira, 31 de março de 2011

A História do Melodic Death Metal e as principais bandas do gênero

A Partir das próximas semanas o blog The Mind's Eye, publicará uma série posts focados no Death Metal Melódico, ou ainda, Melodic Death Metal ou Melodeath, como preferir. Esta idéia surgiu de uma conversa com um amigo de São Paulo que é tão fã do sub-gênero quanto eu, o André, que (assim como eu) faz parte da comunidade do Scar Symmetry como um dos fãs mais ativos.
O principal objetivo desse "projeto" é agregar conhecimento a quem se interessar e tornar conhecidas as bandas que fizeram e ainda fazem a história do melodic death e também aquelas que não tiveram o devido reconhecimento por motivos de força maior.
Neste primeiro post que serve como introdução aos outros que virão, eu irei falar um pouco do gênero, onde surgiu e as principais bandas que o tornaram conhecido, entre outras coisas. Então, vamos ao que interessa!


Características

O Death Metal Melódico, do inglês Melodic Death Metal ou Melodeath, é um sub-gênero do Death Metal (dãããã). Como seu próprio nome sugere, ele traz uma sonoridade mais melódica (dãããã), ou seja, dá mais ênfase na melodia e técnicas harmônicas. Uma das principais características do Melodeath é a maior incidência de solos de guitarra do que seu gênero-mãe.
At The Gates
Algumas bandas fazem uso também de linhas de teclado e muitos dos vocalistas cantam com vocal "clean" (limpo) em alguns trechos das músicas, não se limitando apenas  ao vocal gutural ou o "rasgado". Bandas como Carcass (nos discos Heartwork e Swansong), Dark Tranquillity e In Flames, são creditados como os difusores do sub-gênero no mundo, porém, os suecos do At The Gates são considerados os verdadeiros precursores do Melodic Death Metal.

História


Dark Tranquillity
Acredita-se que o Death Metal Melódico originou-se na cidade sueca de Gotemburgo, o que fez com que alguns apelidassem o sub-gênero como "Gothemburg Metal". Muitas bandas que surgiram nesta cidade aderiram ao estilo e contribuíram grandemente na divulgação do mesmo. As bandas mais conhecidas provindas de lá são: In Flames, At the Gates e Dark Tranquillity.
Durante a Década de noventa, o Melodeath expandiu-se por toda Escandinávia e atingiu grande popularidade na Europa, mais especificamente no norte Europeu. E é dessa região, que vem surgindo nos ultimos anos a grande maioria (e porque não dizer as melhores) das bandas do Death Metal Melódico, sendo que as mais importantes tem como terra-natal a Suécia e a Finlândia. Nos ultimos anos, proveniente da Finlândia, saiu uma nova onda de bandas de Melodic Death, com um som característico desse país, com muitas bandas combinando este sub-gênero com Power Metal. Entre os destaques estão bandas como: Children of Bodom, Insomnium, Kalmah, Mors Principium Est, Norther, Eternal Tears of Sorrow, entre outras.


Então é isso!!! Aguardem as próximas matérias onde iremos falar um pouco mais sobre as principais bandas do Melodic Death Metal. Fiquem ligados!!! 

2 comentários:

  1. Muito bom... Sou fã da Dark Tranquillity, Children of Bodom e da In Flames, certo que não passo meu tempo ouvindo os caras, já que to com os ouvidos voltados pros progressivos(tanto o metal quanto o rock e as vertentes de ambos), mas volta e meia eu volto a escutá-las. Se bem que de Death o que eu tenho escutado é uma exelente banda chamada Texture, é prog. death. E ratificando, o post está muito bom. Esperarei o próximo. Abração

    ResponderExcluir
  2. beleza eai galera roqueira sou o ivan tenho 14 anos e gosto pra caramba de rock principalmente death metal melodico as minhas bandas favoritas sao, arch enemy, the agonist, kittie, asmodina, mistress, cadaveria, karyn, crisis, do outro genero ai vai kor, slipknot, wintersun, sepultura, silverchain, marilyn manson, cementary, mudvayne, immortal, cradle of flth, dimmu borgir, before the dawn, e tem outras mas beleza galera eu curto muito esses generos escutem essas bandas e vcs vao ver como sao boas tchau

    ResponderExcluir