quarta-feira, 17 de setembro de 2014

Workshow Russel Allen em Salvador


Há cerca de seis anos atrás, durante a vinda do então ex-Shaman, Andre Matos e seu projeto solo, enquanto o público aguardava ansioso a apresentação do mesmo após a extinta Nomin sair do palco, um som agressivo, intrincado e extremamente técnico começou a ressoar pelo local. Quem conhecia ou era fã, simplesmente curtiu como se os responsáveis pelo som que ecoava estivessem no palco. Enquanto que, aqueles que ainda não conheciam, ficaram impressionados e admirados, em especial pela vocal agressivo e ao mesmo tempo melódico e extremamente versátil. Em seguida o apresentador do evento perguntou se todos conheciam aquele grupo e anunciou que o mesmo tocaria em Salvador naquele mesmo ano. A banda em questão era o Symphony X e, como todos devem saber, infelizmente eles (ainda) não vieram tocar em nossa cidade. Mas, para alegria dos fãs ansiosos, no ano corrente foi anunciada uma série de Workhows do excelente vocalista Russell Allen pelo país e Salvador estava entre um dos pontos de parada. 

Contando com a abertura de Thiago Bianchi (Shaman/ Noturnall) divulgando o lançamento do debut do seu mais novo projeto junto com membros do Shaman com Aquiles Priester nas baquetas, o evento começa com aproximadamente duas horas de atraso - o que fez com que a participação do Thiago fosse mais corrida. Basicamente, ele respondeu questões acerca do novo projeto e cantou duas músicas do mesmo em 40 minutos de apresentação.
Após alguns minutos de espera, eis que aparece no palco Marcelo Moreira (Almah) para anunciar o grande convidado da noite: "Sir" Russell Allen! Logo de cara, o gigante (o cara deve ter pelo menos 1,90!) começa com dois grandes clássicos do Symphony X: Of Sins And Shadows e Evolution dos excelentes The Divine Wings Of Tragedy ('96) e The New Mythology Suite ('00). Após a euforia das músicas iniciais, uma pausa para a interação com os fãs e início da sessão de perguntas. Muitas questões foram levantadas e muitas dúvidas tiradas em aproximadamente duas horas de apresentação/ bate-papo. A seguir, serão abordadas as questões mais pertinentes que vinham tirando o sono de muitos fãs.



Sobre o tão aguardado DVD do Symphony X:

Como era de se imaginar, os assuntos mais debatidos sempre envolviam a banda principal de Russell Allen. E dentre tantas perguntas, a que certamente expressava o pensamento dos muitos fãs presentes era: Quando o SymX vai lançar um DVD/Blu ray com performance ao vivo e porque isso não foi feito até hoje?
Direto, Russel Allen não teve papas na língua ao afirmar isso só vai acontecer "quando o Michael (Romeo) quiser". Enfático, o vocalista afirmou ainda que o Symphony X é a menina dos olhos do guitarristas, ou o "Michael Romeo's baby", nas palavras do próprio Allen. 

Sobre o Adrenaline Mob e a saída de Portnoy

Outro assunto bastante explanado foi sobre o supergrupo que contava com Mike Portnoy nas baquetas. Quando questionado sobre os motivos que levaram a saída do baterista, Russell Allen deixou claro o que muitos não sabiam ao afirmar que as "cabeças" da banda são ele e o guitarrista Mike Orlando. Ele ainda revelou que o Ex-Dream Theater no grupo era meramente um convidado de luxo e que não houve surpresa quando o mesmo decidiu sair. Allen ainda fez questão de enfatizar que o Adrenaline Mob não é um simples projeto e sim uma banda na qual ele tem maior contribuição e liberdade criativa.



Sobre Atomic Soul, Allen-Lande e outros projetos

Questionado se ainda pretendia lançar mais um disco do Atomic Soul ou algo mais voltado pro Hard Rock, o vocalista deixou claro que tem sim vontade retomar o projeto, mas ainda não encontrou o momento adequado para isso. Quanto ao projeto de idealizado por Magnus Karlsson (Allen-Lande), não foi revelado nenhum detalhe ou novidade*.

*Nota - Foi anunciado que o guitarrista Timo Tollkki comporia e produziria o novo disco da dupla, rumor na época confirmado recentemente em um teaser divulgado pela Frontier Records.

Sobre início de carreira, técnica vocal e equipamentos

Ao falar do início de sua carreira, o cantor também citou curiosidades sobre a sua vida antes da fama como, por exemplo, a origem do seu apelido "Sir Allen", que vem da época em que trabalhava como "Jouster" (Um tipo de duelista medieval). Nascido em uma família de músicos, Russell Allen revelou também que começou a cantar muito cedo e que, antes do Rock, ele costumava cantar música Country. 

Quanto a sua técnica e equipamentos, bem como a mudança de sua voz através dos anos, Russell relatou que nunca teve qualquer tipo de aula de canto e tampouco pratica longos exercícios de vocalização antes de cantar e que não usa equipamentos ou pedais de efeito para a voz. 

Sobre processo de composição

Um dos pontos altos do workshow foi o momento em que Russell Allen falou de como funciona o processo de composição de suas músicas. Ele citou a mudança de sua voz desde o primeiro registro com o SymX até o mais recente e explicou um pouco sobre a técnica vocal usada atualmente (os screams e drives) e também fez questão de enfatizar que explora mais a sua voz no Adrenaline Mob - demonstrando na prática ao cantar Judgment Day do novo álbum.
Allen também falou que não pensa muito sobre como vai cantar nem sobre técnica, ele simplesmente sente e faz. Ele ainda explicou que as mudanças nas músicas do SymX foram graduais, enfatizando que a sua entrada na banda foi o que possibilitou a Michael (Romeo) explorar o som mais agressivo, "o Symphony X não existe sem Russell Allen" - afirmou o vocalista.



Concluindo, além de reafirmar a sua qualidade como vocalista, Russell Allen deu um show de carisma, mostrando-se uma pessoa simples e divertida - arrancando risos da platéia por diversas vezes (em especial ao imitar Don Corleone e imitar a si mesmo cantando no Symphony X quando estiver idoso). Sempre direto nas respostas e sem perder o bom humor, tirou diversas dúvidas e deu um gostinho do que seria vê-lo em um show com uma de suas bandas. Definitivamente foi um evento memorável para qualquer fã do seu trabalho!

Setlist:

Symphony X:
Of Sins And Shadows 
Evolution (the grand design)
Inferno (unleash the fire)
Paradise Lost
When All Is Lost

Adrenaline Mob:
Judgment Day
Crystal Clear
Fallin' To Pieces


Nenhum comentário:

Postar um comentário