sexta-feira, 1 de março de 2013

Shadowside: Inner Monster Out


Na ativa desde 2001, os paulistas da Shadowside representados pela voz potente e marcante da excelente vocalista Dani Nolden, mais uma vez nos surpreendem com o seu Heavy Metal feroz e mais devastador do que nunca! Após os excelentes “Theatre Of Shadows” e “Dare To Dream”, na opinião deste que vos escreve, seria difícil (pra não dizer impossível) que a banda conseguisse compor mais um álbum que beirasse a perfeição como seus predecessores.
Bom, felizmente eu estava errado, e em 2011 somos assolados (no bom sentido) por esse que, a meu ver, vem a ser o melhor álbum do quarteto até o momento! Após dois anos de espera “Inner Monster Out” chega demolindo tudo sem fazer cerimônia, tão impactante e intenso quanto levar um chute no traseiro!

Neste terceiro disco de estúdio, gravado no renomado Fredman Studio, em Gotemburgo, na Suécia, temos a mesma fórmula apresentada nos lançamentos anteriores, porém melhoradas! A impecável produção de Fredrik Nordstrom (conhecidos por trabalhos com Evergrey, Arch Enemy e Dimmu Borgir, além de ser também guitarrista do Dream Evil) conseguiu elevar ainda mais as qualidades que o gurpo já havia apresentado anteriormente; Encontramos a mesma pegada forte e agressiva do Heavy Metal tradicional que são a marca registrada da banda, entretanto, aqui temos uma melhora expressiva e músicas mais encorpadas, acrescidas da influência perceptível de Metal moderno e Melodic Death Metal. Riffs matadores e melodias cativantes demonstram uma influência dos melhores dentre esse gênero como, por exemplo, Soil Work e In Flames atual. Tudo isso ocorre de maneira natural, com uma dinâmica tão interessante que deixa bem claro que não se trata de uma evolução forçada, mas sim do jeito Shadowside de fazer Heavy Metal!

Em Inner Monster Out temos uma banda ainda mais madura e profissional, demonstrando entrosamento e extremo bom gosto nas composições. Músicas intensas e inspiradas com refrões contagiantes como “Gag Order”, “Angel With Horns” e “Habitchual” - que iniciam o disco em alto nível - dão um gostinho do que vem pela frente.
Além disso, temos ainda o peso absurdo que impera em praticamente todas as músicas, o que torna impossível manter os pescoços no lugar por um momento sequer. Como exemplo, temos “In The Name Of Love”, “My Disrupted Reality”, a violenta “I’m Your Mind” e a acelerada “Waste of Life”! Complementando a destruição Sonora, temos “Inner Monster Out” que vem recheada com as participações especiais de grandes nomes do Metal como Björn “Speed” Strid (Soilwork), Mikael Stanne (Dark Tranquillity) e Niklas Isfeldt (Dream Evil).

A soturna, porém cativante “A Smile Upon Death” nos brinda com uma pegada puxada para o Melodic Death sueco, assim como, também, a excelente “A.D.D.”, enquanto isso, a identidade e o som característico da banda são realçados em “Whatever Our Fortune”.
Repleto de referências e influências, “Inner Monster Out” constrói a sua própria identidade ao mostrar-se capaz de flertar com diversos subgêneros do Heavy Metal sem realmente se prender a nenhum deles, consolidando ainda mais o nome Shadowside entre os grandes do Metal brasileiro! Mostrando ao mundo o enorme poder de fogo que essa promissora banda tem!


Nenhum comentário:

Postar um comentário