quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Heavy Metal: Os destaques de 2011 (Pt. 2)

Depois de um hiato forçado nos posts do blog, hoje eu irei retomar a sequência de matérias referentes aos lançamentos que me chamaram atenção durante esse ano e alguns que eu estava ansioso por ouvir . Acredito que a maioria das pessoas que acompanha o blog também esperava impaciente por alguns desses, tentarei descrever um pouco da primeira impressão e da emoção que foi pra alguns (e pra mim) a audição de determinados álbuns lançados ao longo de 2011. Então vamos ao que interessa: as bandas!
Pois bem, começarei hoje com uma banda que até o inicio do decorrente ano, era um tanto quanto desconhecida por mim, Sirenia.

The Enigma Of Life
The Enigma Of Life é o quinto álbum full-lenght desta banda de Gothic Metal vinda da Noruega. O Sirenia foi criado logo depois da saída de Morten Veland do Tristania. Basicamente, as bandas possuem as mesmas características comuns do gênero. Porém, o Sirenia investe mais em uma sonoridade mais "clean", por assim dizer, suas composições fazem maior uso de elementos sinfônicos, dando uma ar mais "grandioro" às suas músicas, além de não tender tanto pro Death Metal, como é o caso do Tristania. Confesso que não sou um grande entusiasta do Gothic Metal e seus sub-gêneros (o que me fez demorar um pouco para escutar com atenção esse disco), no entanto, The Enigma of Life merece com toda a certeza ser ouvido e apreciado por todo fã de Heavy Metal. Fazendo uma comparação com os trabalhos anteriores é possível notar uma certa mudança na sonoridade da banda, que agora resolveu investir em um Symphonic Metal mais encorpado com músicas um pouco mais pesadas e não tão arrastadas, como é de praxe no estilo. Um ponto que vale ressaltar são as melodias de vocal e a belíssima voz da cantora espanhola Ailyn! Ela soube muito bem explorar todo o seu potencial sem soar caricato ou enjoativo. As melodias vocais também ficaram ótimas. A banda soube muito bem fazer uso de todo seu arsenal! Belíssimo trabalho, vale muito a pena conferir!
Relentless, Rickless Forever

No dia 2 de Março, os finlandeses do Children Of Bodom disponibilizaram o petardo Relentless, Reckless Forever. O sétimo disco da carreira do grupo é um dos quais eu aguardava também, é paulada atrás de paulada, por assim dizer. É impossível ouvi-lo e ficar parado! Dessa vez a banda investiu numa sonoridade mais enfática nos riffs e repleta de partes cadenciadas - muito bem preenchidas por linhas de teclado na hora certa. Apesar de manter o som característico dos "garotos" de Espoo, é possível se notar a diferença do álbum se comparado com o trabalho anterior, o Bloodrunk. Se no disco antecessor a banda investiu numa "volta às raízes", desta vez a coisa foi diferente. Em Relentless, Reckless Forever temos riffs mais pesados aliados a passagens de groove e toques sutis de Technical Death Metal - nada que se note logo de primeira, mas está lá. Eu sou suspeito pra dizer, mas me arrisco a dizer que RRF é um dos melhores e mais completos trabalhos do Children Of Bodom desde o Hate Crew Deathroll. Vale a pena prestar uma atenção especial nas faixas Not My Funeral, Pussyfoot Myss Suicide, Cry of the Nihilist, Was It Worth It e no inusitado cover, Party All The Time de ninguém menos que EDDIE MURPHY! Aliás, covers inusitados (pra não dizer bizarros) vem se tornando uma marca registrada da banda nos ultimos anos. Certamente nenhum de vocês que está lendo esta matéria neste momento, conhece essa música do Eddie Murphy. Por isso, resolvi deixar aqui como bônus - garanto que vai ser difícil conter as gargalhadas! 


Fala sério, hein? Esse é o tipo de coisa que jamais iríamos imaginar! rsrsrsrs. Com isso eu encerro o post de hoje. Depois de rir tanto ao ver esse vídeo, não tenho condições de continuar escrevendo! =P


Nenhum comentário:

Postar um comentário